·
Pergunta 1
|
O conhecimento ____________ é
real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda forma
de existência que se manifesta de algum modo. Constitui um conhecimento
contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade
conhecida através da experiência e não apenas pela razão. É sistemático já
que se trata de um saber orientado logicamente, formando um sistema de ideias
(teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica
da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses), que não podem
ser comprovadas, não pertencem ao campo ____________. Constitui-se em
conhecimento ____________, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou
final, e, por esse motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o
desenvolvimento técnico podem mudar o acervo da teoria existente.
Escolha
a alternativa que preenche as lacunas da citação corretamente.
|
||||||||||||||||
|
·
Pergunta 2
|
Conforme afirma Heitor
Matallo Jr., em “A problemática do conhecimento” (2000), “Platão foi o
primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando-se da
intuição como forma de pensamento superior. A sua Teoria das Formas é um
exemplo disso e revela a tentativa de fundamentar um conhecimento certo e
verdadeiro para além do cambiante e fugaz mundo dos fenômenos. Para Platão, o
mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna impossível
conhecê-lo por razões óbvias: não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser
ela mesma na sucessão do tempo.”
Com base no trecho proposto e
de seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas.
I - A tentativa de
fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro, conforme se afirma, pode ser
entendida como preocupação científica.
II - Quando, no texto
anterior, apresenta-se a expressão “mundo dos fenômenos”, Platão dirige-se ao
conhecimento teológico que tem essa característica.
III - No excerto, pode-se
perceber referência ao senso comum na passagem “não se pode conhecer uma
coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo”.
É possível afirmar que está
correto apenas o que se apresenta em:
|
||||||||||||||||
|
·
Pergunta 3
|
“Para Sócrates, assim como
para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre expressões da forma
‘Eu acho que’ e ‘Eu sei que’.” (JR., Heitor Matallo. “A problemática do
conhecimento”, 2000).
Sobre o assunto, indique a
alternativa incorreta.
|
||||||||||||||||
|
·
Pergunta 4
|
Cleverson Bastos e Vicente
Keller em “Aprendendo a aprender” (Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 19)
dizem assim: “o cotidiano apresenta uma gama quase infinita de fenômenos que
se sucedem ininterruptamente, causando nos indivíduos o que se chama
dispersão. No entanto, cada indivíduo é dotado de capacidade de, dentre este
turbilhão fenomênico, selecionar alguns e considerá-los isoladamente dos
demais. A esta capacidade se dá o nome de atenção – capacidade de
concentração da inteligência em um só objeto.” Nesse sentido, pode-se afirmar
que:
|
||||||||||||||||
|
·
Pergunta 5
|
É possível entender ser a
pesquisa científica “uma investigação metódica acerca de um assunto
determinado com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto de estudo. O que
poderia diferenciar a pesquisa de um estudante e de um cientista é
basicamente o seu alcance ou grau. A finalidade das pesquisas em nível de
graduação é levar o estudante a refazer os caminhos já percorridos,
repensando o mundo”. (BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. “Aprendendo a
aprender”. Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 55).
Com base nisso, indique a
alternativa correta:
|
||||||||||||||||
|
·
Pergunta 6
|
Conforme João Ildebrando
Bocchi (“Monografia para economia”. SP: Editora Saraiva, 2004), “o
conhecimento científico busca, por meio da formulação de problemas, uma
clareza de abordagem da realidade. [...]. Diferentemente dos modos e
resultados difusos, vagos e imprecisos das demais formas de conhecimento,
como o senso comum, por exemplo, o conhecimento científico procura clareza e
precisão, inclusive com relação aos seus limites”. (pp.17-18).
Com base no que se apresenta,
assinale a única alternativa que não faz referência ao conhecimento
científico.
|
||||||||||||||||
|
·
Pergunta 7
|
Leia o que se segue:
A pesquisa acaba assumindo
uma tríplice dimensão. De um lado, tem uma dimensão epistemológica:
perspectiva do ____________ só se conhece construindo o saber, ou seja,
praticando a significação dos objetos. De outro lado, assume ainda uma
dimensão pedagógica: a perspectiva decorrente de sua relação com a
__________. Ela é necessária para o processo de ensino-aprendizagem, só se
aprende e só se ensina pela efetiva prática da pesquisa.
Dentre as alternativas,
indique aquela que preenche corretamente os espaços do texto apresentado.
|
||||||||||||||||
|
·
Pergunta 8
|
Sobre o conceito de
ideologia, considere as seguintes assertivas e responda ao solicitado.
I - A ideologia é o conjunto
de normas e valores, símbolos, ideias e práticas sociais que procuram
justificar as relações econômicas e sociais existentes no interior da
sociedade.
II - A ideologia é a visão
que a sociedade tem de si mesma e, nesse aspecto, ela é a imagem invertida da
realidade.
III - A visão ideológica que
a sociedade tem de si mesma está enraizada em termos racionais, mas uma parte
importante da ideologia é constituída de práticas sociais que penetram no
sangue da sociedade e se tornaram coextensivas a ela.
IV - A ideologia é um
fenômeno social espontâneo, e não algo produzido por uma visão conspiratória
do processo histórico.
Assinale a alternativa
correta:
|
||||||||||||||||
|
·
Pergunta 9
|
Um cientista tem um problema
bem definido para estudar e, com base em pesquisas bibliográficas, formulou
uma hipótese bastante razoável que pode explicar o problema em questão. Para
continuar na sua busca de respostas, o cientista deve:
|
||||||||||||||||
|
·
Pergunta 10
|
Qual a correlação entre
conhecimento popular e científico?
|
||||||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário